domingo, 12 de abril de 2009

A PÁSCOA...


A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.

A suposta última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos atermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Jesus por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta festividade.

Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pesach (Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o historiador inglês do século VII, Beda.

6 comentários:

LUZIMAR disse...

Que lindo tudo aqui.

Gostei muito.

Parabéns.

Beijos

NADJA disse...

OIE DOLADINHA BOA NOITE!!!
Deus diz silenciosamente que somos
grandes, maiores que os nossos problemas
e podemos vencê-los mesmo que estejamos
fracos... Creia Nisso e seja sempre
um Grande Vencedor!

Beijos iluminados

Uma Semaninha abençoada a Ti

Erica disse...

Amiga vim desejar uma lindo final de semana bjs

Senhor

No silêncio deste dia que amanhece, venho perdir-Te a paz, a sabedoria, a força.

Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor; ser paciente, compreensivo, manso e prudente, ver além das aparências teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.

Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim sintam Tua presença.

Reveste-me de Tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia, eu Te revele a todos.

Fique com Deus

Tathy Lopes disse...

Booaaa noite!!!

Tenha um ótimo feriadoo!!!

=)

Erica disse...

Amiga vim desejar uma linda semana e um feliz dia dos amigos.
E eu digo que é o tempo que ganhamos com cada amigo que faz cada amigo tão importante.
Amizades são feitas de pedacinhos.
Pedacinhos de tempo que vivemos com cada pessoa.bjsssssssssssss

Bruxinha da Noite disse...

olá doce fada!!!

Vim trazer meu carinho e desejar um final de semana encantado a vc e sua familia!!
Que a energia encantada das fadinhas seja sempre presente em seu caminhar!!!
Bjos D Luz amiga!!!